Sanear

BLOG

Posted On: maio 28, 2021

Você sabe como se forma a água quente
nas estâncias termais?

A água é considerada termal se sua temperatura estiver acima de 20ºC, ou acima da temperatura média da região. Devido ao fato de a água ser aquecida por processos que ocorrem nas profundezas do subsolo, a temperatura da água não depende da estação do ano. 

As nascentes termais surgem pela atividade de vulcões ou pela circulação natural da água, quando a água infiltra e percola camadas de terra ricas em sal ou minerais, aquece em grandes profundidades e chega à superfície.

Basicamente o processo todo ocorre da seguinte forma:

1 – A água da chuva se infiltra no subsolo. Nos terrenos sedimentares, ela percola ocupando os espaços entre os grãos porosos. Nas camadas metamórficas e ígneas (quase impermeáveis), aproveita pequenas rachaduras entre as rochas.

2 – Na descida, a água percorre o caminho de forma lenta, movendo-se poucos centímetros por ano. À medida que penetra no subsolo, ela esquenta: na crosta terrestre, a cada 33 metros de profundidade, a temperatura aumenta 1ºC.

3 – Em contato com rochas quentes até 3.000 metros abaixo da superfície, a temperatura da água chega a 150ºC. Como os reservatórios estão submetidos a uma grande pressão, o caminho natural da água é voltar à superfície – isso se houver alguma fresta para ela escapar.

4 – A trajetória para cima é rápida (por causa da pressão). A água quente passa por grandes rachaduras entre as rochas. Graças a esse atalho, ela perde pouco calor. Em algumas estâncias termais, os poços artesianos aceleram a volta, impedindo que a água esfrie.

No Brasil, Caldas Novas (GO) é famosa por possuir o maior manancial termal do mundo. Diferentemente do que se acreditava, as águas termais desta região não são quentes por causa de um vulcão extinto, mas sim por causa da temperatura natural no interior da terra.

Como a água penetra no subterrâneo poucos centímetros por ano, é bem provável que, antes de retornar à superfície, ela tenha circulado debaixo da terra durante mais de 5 000 anos. De fato, apreciar esse tipo de banho não é coisa recente: os gregos e romanos eram utilizadores assíduos das estâncias termais e muitos dos locais frequentados por eles atraem turistas até hoje. 

Fontes: https://welltrip.info/types-of-thermal-waters-and-their-effects-on-health-2/

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-se-forma-a-agua-quente-nas-estancias-termais/